Transparência no Legislativo é destaque no I Encontro Estadual Interlegis

por JOSÉ WYTELON RODRIGUES DE OLIVEIRA publicado 09/09/2014 13h25, última modificação 17/09/2014 17h38
Para vereadores e funcionários, oficina e Encontro foram um marco para as Câmaras Municipais

Na tarde de quinta-feira (28), foi realizado, na Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR), o Encontro Estadual Interlegis. Em parceria com o Programa Interlegis, do Senado Federal, o encontro teve como objetivo a ampliação do debate acerca da modernização do Poder Legislativo, com destaque para as ações voltadas à transparência. De segunda a quinta-feira, foi realizada a oficina ‘Portal Modelo’, destinada aos servidores das Câmaras Municipais de todo o Estado, que contou ainda com a participação da Câmara Municipal de Mâncio Lima do Estado do Acre.

De acordo com a vereadora Cleudimar Brito, presidente da Câmara Municipal de Bonfim, a semana foi muito proveitosa não só para os servidores e parlamentares como também para toda a sociedade. “Esse treinamento foi um significativo marco entre as instituições, tendo em vista que, a partir de agora, trataremos direto com o Senado Federal. A presença dos técnicos deu ânimo e incentivo”, destacou.

Segundo Cleudimar, a expectativa é de que essa parceria contribua cada vez mais para a democracia.  “Agradecemos a oportunidade de participar e a todo o corpo técnico do Centro de Apoio às Câmaras (CAC) por sempre nos atender tão bem. Só deixo um apelo pela melhoria da internet no nosso município pois, sem ela, será impossível colocar em prática todo o nosso aprendizado”, disse.

O vereador Sandro Baré (PDT), em nome do presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, destacou a importância do Portal da Transparência. “Nas últimas eleições, contamos com uma grande renovação na Câmara Municipal. Seis dos vereadores eleitos são de 1º mandato. Pela primeira vez no estado, uma Câmara lançou um Portal de Transparência. Sei que todos que se capacitaram, durante esta semana, irão cumprir esta missão dos legislativos municipais”, ressaltou.

O diretor-adjunto do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Daniel Afonso Habib, fez uma explanação sobre os dezessete anos do Programa Interlegis. “São quase duas décadas em que o programa desenvolve suas ações, visando a modernização e integração do Poder Legislativo brasileiro. Quem acompanhou esta evolução sabe que o programa foi pioneiro em levar computadores e internet às Casas Legislativas de todo o País”, disse.

Daniel destacou que o Interlegis é um difusor de conhecimento e busca promover a comunicação e a transferência de tecnologias, usando softwares livres e à disposição de todos os interessados. “Agradeço a todos que se dispuseram a participar deste Encontro e da oficina de Portal Modelo. Não tenho dúvidas dos benefícios que isto trará para a comunidade de cada um”, afirmou.

O evento contou ainda com a colaboração do advogado e consultor da ALE-RR, Pablo Souto, que falou sobre “O papel do Prefeito e do Vereador” e da gerente de políticas públicas do Sebrae/RR, Nuberlânia Batista, que fez uma explanação sobre “O Sistema de Monitoramento da Lei Geral da Microempresa”. Encerrando o evento, houve a entrega dos certificados aos participantes da oficina e do I Encontro Estadual Interlegis realizado em Boa Vista.

Participaram do Encontro Estadual Interlegis cerca de setenta pessoas e onze Câmaras Municipais do Estado e uma do Estado do Acre, já estão com o Portal da Transparência em funcionamento.

Texto da Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima:

Por Jéssica Costa

Secom/ALE-RR

error while rendering plone.comments