Vereador Manoel Medeiros visita comunidade Serra do Môa

por JOSÉ WYTELON RODRIGUES DE OLIVEIRA publicado 13/07/2015 12h44, última modificação 13/07/2015 12h44

O vereador Manoel Medeiros (PMDB) esteve no último final de semana, dias 4 e 5 de julho, visitando a comunidade ribeirinha Serra do Môa. O objetivo da viagem foi ouvir as reivindicações da comunidade, conversar com os moradores sobre os problemas mais urgentes e apoiar a iniciativa do projeto de aulas de violão para os crianças que estão em idade escolar. O projeto é uma iniciativa dos próprios moradores e tem como finalidade despertar nas crianças o interesse pela música e a descoberta de novos talentos.

“Os ribeirinhos reclamam muito da ausência do legislativo na comunidade. Com a minha saída da presidência da câmara eu pude ter mais tempo e disponibilidade pra está indo na zona rural fluvial e apoiar iniciativas importantes como esta. Ver uma comunidade distante do centro cidade organizada em torno de um objetivo comum, de dar aos seus filhos a oportunidade de se dedicar as artes, é gratificante e me motiva a continuar ajudando, a doação desses violões é o mínimo que eu posso fazer por esta gente que sempre me recebe tão bem”, disse o vereador.

Estudando apenas em um turno, muitas das crianças ficam com um dos tempos ocioso ou dedicada apenas as brincadeiras de infância. As aulas de violão visam preencher este espaço, ensinando música, violão e trabalhando na descoberta de novos talentos. “Esse projeto é bom pra comunidade que vai estar contribuindo na formação artística e cultural da criança a ter uma vida mais prazerosa e olhando pra um futuro melhor”, destacou Manoel Medeiros.

Esta não é a primeira vez que o vereador visita esta comunidade, a satisfação e alegria com a sua presença estava estampada no rosto e nas palavras de cada um morador da Serra do Moa. “Eu me sinto muito satisfeito e honrado em poder fazer o mínimo por estas pessoas. O meu mandato é dedicado a isto, legislar, ouvir as necessidades das comunidades e levar ao conhecimento do prefeito que sempre se mostra muito sensível e atendo a cada pedido, a cada problema na área da saúde e educação, ver a alegria em cada rosto me faz querer continuar ajudando mais e mais, e na verdade eu sou um suporte, um elo entre o executivo e as comunidades rural fluvial”, finalizou o Manoel.

Lauro Moreira da Silva, é agricultor e tem 57 anos. É nascido e criado na Serra do Divisor, conhece como ninguém cada morador daquelas barrancas. Em suas palavras, ao iniciar a reunião, era possível ver em seus olhos a alegria de ter na sala de sua casa um vereador de Mâncio Lima, um fato que segundo ele é muito difícil de se ver, um vereador atencioso e prestativo que sempre que pode sobe os rios moa e azul.

“O vereador Manoel tem se empenhado muito em ajudar a nossa comunidade, seja aqui como lá na cidade ele é sempre muito atencioso com a gente. Muitos vereadores só vem aqui de quatro em quatro anos e este vereador só este ano já veio aqui três vezes. Esses violões que ele está doando será de grande utilidade pros nossos filhos, eles vão poder aprender música e ajudar nas atividades da comunidade. Se todos os vereadores fizessem a sua parte muita coisa seria feita pra nós que moramos tão distante. Não tenho nem palavras pra agradecer a este grande homem, vou botar ele sempre em minhas orações pra que continue fazendo sempre o bem”, finalizou o Senhor Lauro.

Ilson Silvestre trabalha como Agente Comunitária de Saúde e para ele a presença do vereador na comunidade apoiando projetos mesmo que pequenos significa muito. “Eu vejo o gesto do Vereador Manoel como uma forma de encorajamento e contribuição na área social e cultural nossa, isto vai auxiliar os pais de família a desenvolver o gosto em seus filhos pela música, despertar neles novos dons e no futuro nós vamos mostrar pro vereador como foi valiosa essa sua doação e essa visita que nos faz. Só tenho a agradecer e parabenizar este parlamentar por estar sempre atento as necessidades das pessoas mais carentes”, destacou Ilson Silvestre.
Distante pouco mais de um dia de viagem, a comunidade Serra do Moa está localizada dentro do Parque Nacional da Serra do Divisor, uma unidade de conservação federal de uso integral gerenciada pelo Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade. Dentre os seus atrativos naturais está a cachoeira do ar condicionado, cachoeira do pedernal, mirante da serra do moa, buraco da central de aguas térmicas e sulfurosas e a cachoeira formosa distante quatro horas de viagem a pé da margem do rio moa. Além das cachoeiras o PNSD é rico em flora e fauna e em seu interior existem espécies raras e novas para a ciência.